Exibindo a Data por Extenso

Maringá,

Visitante Nº contador de acesso   

Cultura

A palavra cultura tem um conceito amplo e abrange tanto o comportamento como os costumes de um povo, seja em que vertente possa se aplicar. Às vezes, tem cunho religioso e em outros aspectos tem cunho moral. O fato é que a cultura reflete o comportamento social de um povo, pois, “cultura” é aquilo que se vive, produz-se, se frui em comunidade. A hipótese de uma cultura introspectiva, isto é, isolada (somente em casa) não se sustenta, pois, se não se exterioriza, não se difunde e se não se difunde não se expande, não se torna cultura do povo.

cultura envolve as artes, através das quais uma população demonstra suas aptidões e habilidades. Mas, também, se apresenta pelas crenças, sejam elas religiosas ou folclóricas (saci, fada, duende). E também inclui o conjunto de conhecimento de um povo e até a forma de se alimentar. O site SIGNIFICADOS (https://www.significados.com.br/) nos traz o seguinte conceito para cultura: “ todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.”.

Como vimos, até a legislação pode ser considerada como parte da cultura de um povo: há leis proibitivas(demaisiadas ou não), como, por exemplo, a proibição de dirigir após ingerir alguma bebida alcoólica; e há leis permissivas, como, por exemplo, pagar menos imposto de renda, escolhendo a forma de declarar. Todas elas vão contribuindo para a formação cultural de um povo. Respeitar ou desrespeitar a lei pode ser da cultura.

Os hábitos e as paixões, por exemplo, podem envolver esportes, política, educação etc., também são aspectos que vão contribuindo para a formação cultural. A cultura começa em casa, aonde o cidadão recebe os primeiros ditames da educação e vai formando sua personalidade. Com o passar do tempo, esses aspectos culturais em suas raízes, vão influenciar na sua convivência com os pares em sociedade e pode, até mesmo, ajudar a transformar o mundo.

cultura é, portanto, um aspecto que a AMACUCI pretende seja difundido perante e nos meandros da sociedade maringaense, seja através das artes, educação e esportes, ou de qualquer outra forma. Mas, principalmente, por um aspecto dos mais importantes: a cultura não é produzida, criada e expandida pelo governo, mas, sim, pelo povo. O governo, seja em que nível for, deve e será pressionado pelo cidadão para produzir bens culturais desejados pelo povo, o qual deverá fruir desses bens culturais sempre que disponíveis.

Da mesma forma que o tratamento dado à Cidadania, a AMACUCI pretende a interação dos Associados no sentido de desenvolver, expandir, criar e fazer fruir bens culturais, de forma democrática e não elitizada.

Esta página será constantemente alterada na medida em que houver necessidade e/ou participação com contribuições relevantes no sentido de melhorar os meios culturais disponibilizados ao povo.

Associe-se! Acompanhe. Participe. Faça sua parte.